quarta-feira, 24 de outubro de 2007

TUNNING


O QUE É O TUNNING E PARA QUE SERVE??

Tuning: (expressão inglesa traduzida como afinação ou optimização) ou car tuning (afinação de carros) é simultaneamente um desporto e um passatempo que consiste em alterar as características de facto de um automóvel a um nível de personalização extrema. No contexto costuma-se imprimir no automóvel um pouco da personalidade do seu dono; tem sido muito usado para agregar valor desportivo aos carros, tornando-se assim, a arte de dar ao carro mais performance, mais segurança, mais beleza, tornando-o diferente e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroceria, áudio. Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, sistemas de NO² (óxido nitroso), etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de série" em algo exclusivo e único.

Mas o tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro, sendo estas as características principais a conseguir. Normalmente estas alterações inspiram-se na competição, tendo os campeonatos de Super Turismo Europeu, contribuindo significativamente para a disseminação do Tuning a nível mundial. Lançado em 2001, o filme "Velozes e Furiosos", desencadeou essa tendência pelo mundo inteiro.

NNTuning: Definição de condutor de grande qualidade, capaz de obter excelentes performances na sua condução.



PASSO A TRADUZIR NUMA EXPRESSÃO A DESCRIÇÃO ACIMA MENCIONADA: TUNNING=AZEITEIROS/PAROLOS

Eu deixo já clara a minha posição, acho o tunning uma autêntica estupidez!!! Alguém me explica qual é a piada? Como sabem estou em Salamanca e desde que aqui estou tenho-me deparado com um montão de parolos que acham que o tunning lhes confere algum estatuto ou algo que o valha. Caros espanhóis azeiteiros caiam na realidade, não são mais machos por andarem a exibir um carro modificado e com pinturas ridículas e a ouvir música "ruim de qualidade" (lol) aos gritos e com os vidros abertos mesmo quando não está frio nem orvalho, mas sim um frio do caralho!
Eu não poderia deixar passar em branco isto porque ninguém imagina a quantidade de azeiteiros que aderiu a isto! E mais! Há com cada um que nem ao Diabo lhe lembra. Pronto já despejei aqui a minha revolta com os parolos que praticam tunning.

3 comentários:

Edo disse...

Tambem nunca percebi porque é que há pessoas que compram um carro de merda (passe a expreção) e depois gastam um dinheirão para o porem "parolo". Se querem um carro bom, comprem um carro bom! Não gastem dinheiro em latas!lol
Um Fiat, um Peugeot ou um Renault por muito "quitados" que sejam vão ser sempre um Fiat, um Peugeot ou um Renault...

Anónimo disse...

1º de tudo TUNING nao é com 2 "N".
2º Significado de parolo pessoa pouco inteligente confor-me podem consultar neste link http://pt.wiktionary.org/wiki/parolo uma pessoa para criticar é preciso ter conhecimento do que cirtica e vocês nem se deram ao trabalho, essa traduçao brasileira é ridicula quando fala em oxido nitroso e por ai fora...Nao se conformam porque gastamos tantos €? sao vossos?prefiro gastar dinheiro no meu carro do que em drogas e alcool...( so para depois nao vir diser barbaridades) nós personalizamos o carro ao nosso gosto porque gostamos de ver o carro de maneira diferente como cada um gosta de ter as suas coisas da maneira que gostam, nós como amantes de carros gostamos de os ver o mais bonitos possiveis...Tuning é uma arte linda, e nao pode de forma alguma ser criticada e confundida porcausa da mentalidade de alguns...porque cada um tem a sua mentalidade e nao podem todos levar o mesmo rótulo ou todos os que gostam de futebol andam a mocada cada vez que vao a um estádio?Essa comparaçao que fazes jovem de ser mais macho ou menos macho e do estatuto nao lembra a ninguém amigo...tens a noçao do ridiculo?
Penso que referi quase tudo.

abraços

Anónimo disse...

Engraçado Xilly.. vieste para aqui deixar o teu comentário, argumentando à tua maneira (e corrigindo ortograficamente algumas palavras), no entanto esqueceste-te que este é exactamente um espaço para comentários, e que como tal, à luz da sua definição (vem do termo latino commentariu: crítica, explicação, análise) posso afirmar que somos livres (desde 1974) de expressar a nossa opinião, respeitando os valores morais e sociais da sociedade. Foram feridos esses valores? Julgo que não.

Ora bem, seguindo o meu raciocínio... quero apenas corrigir alguns erros teus (uma vez que também vieste corrigir um vocábulo, por sinal relacionado com essa tua filosofia, ou melhor, arte): conforme e nao confor-me; dizer e não diser; por causa e não porcausa.

Fica bem!